CEEE – da sua criação aos dias atuais

Criação da empresa

A CEEE, ou Companhia Estadual de Energia Elétrica, é a concessionária de serviços públicos do Rio Grande do Sul responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Foi criada através do Decreto-lei Estadual nº 328 em 1 de fevereiro de 1943, com a seguinte denominação: Comissão Estadual de Energia Elétrica. Estava inicialmente vinculada à então Secretaria de Estado dos Negócios das Obras Públicas.

Sua criação teve como objetivo principal ampliar a distribuição de energia elétrica para o Estado do Rio  aGrande do Sul bem como fazer um melhor aproveitamento de suas reservas hídricas e carboníferas. Desde que entrou em operação criou um ousado plano de eletrificação baseado na construção de usina hidrelétricas de pequeno porte.

ceee - companhia estadual de energia elétrica

O Governo do Rio Grande do Sul, em 13 de setembro de 1961, através Lei Estadual nº 4.136, transformou a então autarquia, Comissão Estadual de Energia Elétrica em uma sociedade por ações, e passou a adotar a denominação que a conhecemos hoje: Companhia Estadual de Energia Elétrica. A CEEE passou a ter novas atribuições: projetar, construir e explorar sistemas de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica. Dois anos mais tarde, em linha com a lei citada anteriormente, transforma-se em uma Sociedade de Economia Mista.

Em 1997 passou pela transformação mais profunda de sua história. A Lei Estadual nº 10.900 de 26/12/1996 e o Ato Declaratório nº 3, do Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica, a CEEE foi dividida em três empresas: a AES Sul, a RGE (Rio Grande Energia) e a CEEE. As duas primeiras foram totalmente privatizadas. Assim a CEEE passou a ser responsável pela litoral gaúcho e região metropolitana de Porto Alegre. Outra mudança importante foi a criação da CGTEE (Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica), resultante da transferência das termelétricas da CEEE para a Governo Federal.

A CEEE nos dias atuais

Hoje tem como maior acionista o Grupo CEEE, da qual falaremos um pouco no próximo tópico, com 65,92% do total do capital e 32,59% da Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras S.A.)

Sua área de concessão abrange uma população de 4,8 milhões de pessoas, correspondente a 1/3 do total de gaúchos. Compreende uma área total de 73.627 km² que abrange 72 municípios do litoral gaúcho, campanha e região metropolitana de Porto Alegre.

Grupo CEEE

O Grupo CEEE foi criado a partir da reestruturação da CEEE, de acordo com o previsto na Lei Federal 10.848/04.

Tem a seguinte composição:

  • Empresa Holding: CEEE Par – Companhia Estadual de Energia Elétrica Participações
  • Controladas: CEEE-GT – Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica e CEEE-D – Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica

O Grupo CEEE é responsável por três quartos de toda produção de energia elétrica do Estado do Rio Grande do Sul e um terço da distribuição.

Veja também: