0

LIGHT 2 VIA → Veja com consultar, imprimir, como e onde pagar

Light 2 VIA – É muito comum, hoje em dia, procurarmos nossas contas para pagar e não encontrar. O pior é que só descobrimos isso na data de vencimento. Por isso é muito importante saber consultar a segunda via afim de evitarmos pagar nossas contas com atraso e ter o fornecimento do serviço interrompido ou até mesmo ter nosso nome incluído nos órgãos de proteção do crédito (SPC/SERASA).

Sabendo que essa é uma situação comum, a Light, concessionária de energia do Estado do Rio de Janeiro, desenvolveu uma página na internet através do qual você pode consultar a segunda via de sua conta de energia no conforto de seu lar, além de outros serviços e solicitações que antes só seriam feitos em um dos pontos de atendimento fixo.

Neste post vamos mostrar o passo-a-passo para você consultar a segunda via pela internet e os outros meios pelo qual você também pode fazer.

LIGHT 2 VIA via pela internet

A internet nos traz grandes facilidades, considerando que quase todo mundo hoje em dia possui acesso à grande rede e pelo fato de podermos consultar nossas contas em qualquer lugar e em qualquer hora.

Sabendo disso a Light desenvolveu um moderno portal na internet, através do qual podemos fazer quase tudo que faríamos em um posto fixo de atendimento. Veja a seguir o passo-a-passo para acessar.

Existem duas formas de acesso:

Segunda Via extrato completo

Esse modo de acesso permite a consulta detalhada de sua conta de energia.

light 2 via - veja as diversas forma de consultar a segunda via de sua conta de energia

  • Informe os três primeiros dígitos do titular e o código do cliente. Para saber o código basta consultar uma conta mais antiga ou clicar em “Recuperar Código” que será enviado para seu e-mail.

light 2 via - veja o passo a passo para consultar sua fatura light

  • Clique em “Entrar”
  • Na tela seguinte será mostrado o histórico com suas contas. Basta escolher a que você deseja consultar e pronto.

Segunda via de conta simplificada

Nessa opção você pode consultar e imprimir uma via simplificada, apenas como o código de barras para que você possa fazer o pagamento na rede credenciada. Veja a seguir.

  1. Acesse o site Light clicando aqui;
  2. Clique na opção Via de Conta Simplificada conforme mostrado na imagem abaixo;

light 2 via - segunda via de fatura

  1. Informe os três primeiros dígitos do titular e o código do cliente. Para saber o código basta consultar uma conta mais antiga ou clicar em “Recuperar Código” que será enviado para seu e-mail.
  2. Clique em “Entrar”
  3. Na tela seguinte será mostrado o histórico com suas contas. Basta escolher a que você deseja consultar e pronto.

Veja a seguir os demais serviços oferecidos pela Agência Virtual Light:

  • Troca de titularidade
  • Comprovante de conta paga
  • Histórico de consumo
  • Alteração de dados cadastrais
  • Parcelamento de débitos
  • Ligação Nova
  • Alteração de carga
  • Abertura de contrato (Mudança de responsabilidade da conta)
  • Encerramento de contrato (pedido de desligamento)
  • Denúncia de fraude
  • Entre outros

LIGHT 2 VIA pelo APP

Essa novidade vai agradar a maioria dos consumidores tendo em vista que quase todo mundo possui um smartphone.

O aplicativo Light ainda não oferece todas as funcionalidades que estão disponíveis no portal da internet. São apenas quatro serviços:

  • Segunda via de conta com código de barras para pagamento;
  • Light Já! para comunicar falta de luz;
  • Alteração de Dados Cadastrais;
  • Histórico de Consumo.

O aplicativo está disponível nos dispositivos que tenham o sistema operacional Android e IOS. Para fazer o download basta escolher uma das opções abaixo:

Segunda via através da Central de Atendimento

Se você não conseguiu consultar a Light 2 via pela internet nem pelo aplicativo ou simplesmente você é daqueles(as) que não se dá bem com a internet, a alternativa é consultar pela Central de Atendimento.

O telefone é 0800 282 0120. O serviço funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, exceto nos feriados.

Por questões de segurança, será necessário confirmar algumas informações pessoais. Você pode solicitar ao atendente para informar o código de barras para pagamento ou que envie via SMS ou pedir para enviar um extrato detalhado para seu e-mail.

Outros telefones Light

  • Informar falta de energia – 0800 021 0196 ou envie um SMS do seu celular para o número 54448 com o código da instalação
  • Emergência grandes clientes – 0800 282 1380
  • Atendimento para deficientes auditivos – 0800 285 2453

LIGHT 2 VIA para empresas

Se você deseja consultar a segunda via da conta de energia de sua empresas siga os passos descritos a seguir, mas antes será necessário fazer o cadastro no site.

Cadastramento na agência virtual

  • Primeiro acesse o site Light;
  • Informe os três primeiros números do CNPJ da empresa e o código do cliente;
  • Clique em “Entrar”;
  • Vai aparecer uma lista para que sejam vinculadas as instalações disponíveis para acesso, selecione a desejada.
  • Clique em continuar.

Pronto! Agora é aguardar a aprovação do cadastro pelo seu executivo de contas para ter acesso à Agência Virtual.

Acesso ao portal

  • Informe os três primeiros números do CPF do usuário que foi cadastrado, o cadastro é pessoal mesmo sendo empresa;
  • Clique em “Entrar”;
  • Clique em “Selecionar” e escolha a instalação que deseja consultar. Você pode utilizar o filtro para localizar a instalação.
  • Clique no botão “Continuar”.
  • Na página seguinte, clique em “Segunda Via / Consulta Débitos” e faça o download da fatura que deseja.

Se aparecer a mensagem “Parabéns! Você está em dia.”, significa que você não possui nenhuma fatura pendente de pagamento.

LIGHT 2 VIA através de uma agência de atendimento

Se você não conseguiu consultar a segunda via de sua fatura através dos outros meios disponíveis a opção e dirigir-se a uma das 37 agências de atendimento Light espalhadas 31 municípios do estado do Rio de Janeiro.

Basta ir com algum documento de identificação. Os funcionários são treinados para prestar todo tipo de atendimento. Algumas agencias possuem atendimento com hora marcada.

Clique aqui para ver a lista completa das agências da Light.

Como e onde pagar

O cliente Light possui diversas opções de pagamento de sua conta. Basta escolher a quem mais convém.

Listamos a seguir as diversas formas de pagamento. Confira!

Débito automático em conta corrente

Esse sistema permite que sua conta seja paga diretamente em sua conta corrente, na data correta. Com isso você não corre o risco de pagar atrasado, evitando assim o pagamento de multas ou até mesmo ter o serviço interrompido.

O serviço não tem qualquer custo. E, mesmo optando pelo serviço você continua recebendo a fatura mensalmente. O serviço pode ser cancelado a qualquer momento.

Agência Virtual da Light

Essa facilidade permite que você faça a impressão da Light 2 via e pague em qualquer lugar a qualquer hora.

O serviço está disponível apenas para correntistas do Banco do Brasil, Bradesco e Itaú.

Cartão de débito VISA ELECTRON, MASTERCARD E ELO

Você também pode pagar sua conta com os cartões de débito Visa Electron, MasterCard e Elo nas agências Light. O comprovante de pagamento é gerado no ato do pagamento.

O serviço está disponível apenas nas agências: Barra da Tijuca, Barra do Piraí, Barra Mansa, Belford Roxo, Campo Grande, Caxias, Copacabana, Itaguaí, Jacarepaguá, Madureira, Miguel Pereira, Nilópolis, Nova Iguaçu, Penha, Queimados, Marechal Floriano, São João do Meriti, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

História da Light S/A

A história da Light começa em 7 de abril de 1899 em Toronto no Canadá, quando foi fundada a São Paulo Tramway, Light and Power Company. No mesmo ano, o presidente do Brasil à época, Campos Sales, editou um decreto autorizando a empresa a funcionar no Brasil.

Sua atuação começou com a construção da Usina Hidroelétrica Parnaíba, concluída em 1901.

Em 9 de junho 1904 foi criada a Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Company, primeiro nome da Light no Rio de Janeiro, e começou a operar em 30 de maio de 1905.

Depois de diversas aquisições de outas empresas de vários ramos (transportes, telefonia, eletricidade e hotelaria) a São Paulo Tramway, Light and Power Company e a Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Company se fundem formando uma única companhia, a Light – Serviços de Eletricidade S/A.

Com o final do contrato de concessão de 70 anos se aproximando, o governo federal adquiriu o controle acionário através da Eletrobrás, estatizando-a. Em 1981, o governo do Estado de São Paulo adquiriu a parte paulista da Light, criando sua própria empresa de energia, a Eletropaulo.

Foi privatizada em 21 de maio de 1996 na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro sendo adquirida por um consórcio de empresas. Atualmente o controle acionário pertence à Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais).

Com sede na cidade do Rio de Janeiro, está presente em 31 municípios do Estado, abrangendo uma população de 10 milhões de pessoas.

Veja também: